E neste último sábado, foi o dia da apresentação do meu TCC de Pós-graduação em Marketing Digital. Ansiedade e nervosismo, como sempre, estavam presentes momentos antes. Porém com o conteúdo sendo trabalhado todos os dias, ajudou para diminuir toda a tensão.
Para explicar um pouco do que foi todo o projeto, vale a pena contar o início. No início do curso, conheci o Lucci, e rapidamente a paixão pelo futebol fez com que a conversa rendesse muitos assuntos. Não demorou muito e a proposta de criar um canal de futebol na internet logo apareceu por parte dele: O Boleragem Futebol Clube. E diante de muitos “será?” e “podemos tentar isso”, começamos a fazer vários tipos de planejamentos.
O negócio começou a ficar mais sério quando surgiu a hora de criar um produto ou artigo para o trabalho de conclusão de curso. Logo sugeri unir o útil ao agradável e fazer deste canal o nosso projeto, e que logo foi aceito por Lucci. Começamos bem, nossa primeira matéria já rendeu entrevista com o rei das quadras, Falcão. Uma matéria que deu força e muitas ideias para a continuação do canal. Depois disso vieram matérias nas ruas e nas quadras, interagindo com o público, e rolou até treino com os jogadores profissionais.
Para saber mais: Conheça o Canal Boleragem FC
Foram 9 meses de projeto, mais de 30 vídeos e muita experiência adquirida. Testando vários formatos e buscando conhecer melhor o público da internet, e também o comportamento das pessoas longe delas.
E foi neste último sábado que então veio a prova real. Apresentar a ideia, o desenvolvimento e o resultado. Dá pra entender o nervosismo agora, né? Tratava-se de uma ideia que era muito mais que apenas uma apresentação. Era o projeto que apostávamos nossas fichas no seu sucesso.
Deu certo, depois de mais de 45 minutos, apresentando, recebendo orientações, veio a nota. Conceito A. Um alívio… Enfim, Especialista.
——–
Sobre a Pós-Graduação de Marketing Digital
Demorei um pouco para ingressar em uma pós na área de marketing digital pois ficava um pouco receoso sobre pegar um conteúdo defasado (coisa de meses já são da era passada para a internet) ou professores que tivessem pouco conhecimento. E acabei encontrando a UP com uma pós com uma descrição bastante interessante e com professores que realmente chamavam a atenção.
Vi currículo de todos os professores e me deixou bastante curioso. Resolvi aproveitar. A maior surpresa foi que todos eles, atuantes na área, tinham uma bagagem imensa e muito conhecimento pra compartilhar.
Sabe aqueles profissionais que atendem aquelas “pequenas” empresas, como bancos, marcas de refrigerante, cia. área, etc? Pois é… Simples assim. Um dos professores que abordava sobre redes sociais, logo em seguida entrou para trabalhar no próprio Facebook e considerado uma das pessoas mais influentes na internet brasileira. Simples assim.
Outro ponto que considero fortíssimo foi a da coordenação do curso, por André Tezza. Bastante responsável, não economizou nos e-mails para sempre deixar a turma atualizada. Todas as noites esteve presente para apresentar o novo professor ou até assistir aula conosco.
O orientador da nossa banca, Felipe Harmata, profissional da mídia e coordenador do curso de Conteúdo Digital (esta mais voltada para jornalismo), foi fundamental para dar apoio e segurança no projeto, além de ajudar a moldar o canal.
Por fim, a nossa orientação foi examinada por Christian Schwartz, jornalista e ex-Revista Placar. Nada mais satisfatório do que ver seu trabalho sendo examinado por uma pessoa que sabe do seu assunto. Ponto positivo!
Resumindo, foi um tiro certeiro para minha carreira. Algo surpreendente e muito além das expectativas.