A DEEZER e a ABMI (Associação Brasileira de Música Independente) anunciaramm os finalistas de cada região do Brasil para a segunda fase do Prêmio Deezer ABMI de Novos Talentos, que teve cerca de mil inscritos.
A Deezer, empresa que oferece música por streaming o qual escrevi um post recentemente (clique aqui), junto com a ABMI, estão na etapa final de um concurso que vai revelar uma cara nova na música independente. O concurso é inédito no Brasil, mas já existe na França desde 2009, e contou com júris regionais na primeira fase e nacionais na segunda, onde ainda há votação do público. O objetivo do concurso é incentivar novos artistas a usarem todo o potencial do digital e do streaming, uma vez que para concorrer ao prêmio eles tiveram que fazer a distribuição digital de suas músicas na plataforma do Deezer.
Agora na reta final, os selecionados regionais terão seu trabalho avaliado por grandes nomes da produção musical, como Charles Gauvin, João Marcelo Boscoli, Marcelo Soares e Thomas Roth. Dois dos cinco selecionados irão ganhar: um pelo júri e outro pela internet, através do voto do público. Ambos receberão R$ 3.000,00 em produtos da Roland e terão destaque editorial na Deezer.
Conheça o trabalho e a música dos finalistas:
Finalista Sudeste: Anelis Assumpção (São Paulo)
A cantora e compositora, filha de Itamar Assunpção, mescla influências de dub, reggae, afrobeat, rap, música de cabaré, samba e bossa nova. Iniciou a carreira aos 18 anos, fazendo backing vocals na banda do pai. Integrou o grupo DonaZica, ao lado de Iara Rennó e Andréia Dias. Em 2007, começou a se apresentar como solista.
Link:www.deezer.com/album/8140346
Finalista Sul: Bibiana (Porto Alegre)
Bibiana deu seus primeiros passos no violino e música clássica já na infância. Apaixonada por música brasileira, aos 15 começou a tocar profissionalmente, sempre na companhia de bons músicos e amigos. Aos 20, lançou o seu primeiro álbum autoral, “Dengo”, com participações especiais de músicos como Júlio Reny e Totonho Villeroy. Para ela, a música representa alívio, amizade e sentido.
Link:www.deezer.com/album/7095143
Finalista Centro-Oeste: Bruna Mendez (Goiânia)
Influenciada pelo movimento da nova MPB, a goiana tenta criar algo novo, sem esquecer da língua portuguesa, dos ritmos brasileiros e do calor de Goiás. O termo brasilidade é o mais apropriado para classificar o som de Bruna, já que ela mescla diversos gêneros, como samba, baião, rock, bossa nova e MPB.
Link:www.deezer.com/album/8252840
Finalista Nordeste: Heitor Dantas – (Salvador)
Heitor Dantas é um compositor popular que atua desde 2004 no cenário musical baiano como instrumentista e compositor. Por meio da experiência com a música moderna e contemporânea vivida na Escola de Música da UFBA (onde estudou Composição), busca tornar a canção popular uma linguagem plural onde o pensamento livre, construído durante todo o século XX (rock n´ roll, música concreta, música eletroacústica, jazz, rap), pode se manifestar naturalmente.
Link:www.deezer.com/album/7480066
Finalista Norte: Natália Matos – (Belém)
Natália Matos é uma jovem cantora que chega cheia de novidades para lançar seu primeiro CD. A sua proximidade com a música vem de infância. Natália cresceu em uma família musical e, admiradora de música brasileira, estudou piano na Escola de Música da UFPA e, mais tarde, canto popular na ULM, em São Paulo, onde também se graduou em Arquitetura e Urbanismo, no Mackenzie.
Link:www.deezer.com/album/7848821
Vote no seu favorito! A votação vai até o dia 23 de setembro, e pode ser feito no site http://www.deezer.com/app/dant.