Uma das maiores marcas de produtos femininos como casacos, calçados e bolsas, lançou uma nova coleção de inverno. A polêmica é iniciada quando as informações passadas, é que marca estaria utilizando peles de animais, principalmente de raposas, para fazer seus produtos. Um dos produtos citados com a tal pele, custaria cerca de R$ 999.
O dia ficou bastante movimentado nas redes sociais colocando a hashtag #Arezzo nos trendings topics do Brasil, no Twitter. Já no Facebook, foi possível ver vários usuários se manifestando na página oficial da marca na rede.
A poucos instantes a Arezzo fez um comunicado oficial na página do Facebook, citando que não se sente responsável pelo debate e que estão regulamentadas e certificadas. A empresa continua, informando que todos os produtos que contenham as peles em sua composição serão retiradas, mantendo apenas os produtos que possuam peles sintéticas.
Leia na íntegra o comunicado:
“Prezados consumidores,
A Arezzo entende e respeita as opiniões e manifestações contrárias ao uso de peles exóticas na confecção de produtos de vestuário e acessórios.
Por isso, vimos por meio deste nos posicionar sobre o episódio envolvendo nossas peças com peles exóticas – devidamente regulamentadas e certificadas, cumprindo todas as formalidades legais que envolvem a questão.
Não entendemos como nossa responsabilidade o debate de uma causa tão ampla e controversa.
Um dos nossos principais compromissos é oferecer as tendências de moda de forma ágil e acessível aos nossos consumidores, amparados pelos preceitos de transparência e respeito aos nossos clientes e valores.
E por respeito aos consumidores contrários ao uso desses materiais, estamos recolhendo em todas as nossas lojas do Brasil as peças com pele exótica em sua composição, mantendo somente as peças com peles sintéticas.
Reafirmamos nosso compromisso com a satisfação de nossos clientes e com a transparência das atitudes da Arezzo.
Atenciosamente,
Equipe Arezzo”
(https://www.facebook.com/notes/arezzo/comunicado/208897042461847)
Não é de hoje e nem de poucos anos atrás que os consumidores estão visando por produtos sustentáveis, que não agridam nem o meio ambiente e nem os animais. Estamos cansados de ver várias marcas que estão mostrando de forma explícita que ajudam a natureza para ganhar pontos com os clientes, o que não é mais que a obrigação, visto pelo lado consumidor. Agora, uma marca tão reconhecida, ter uma falha tão grosseira como essa, merece passar pelo buzz negativo. Vamos esperar para ver qual será a estratégia utilizada para “apagar” este episódio.
E você consumidora e cliente Arezzo, como continuará vendo a marca a partir de hoje?
2 Comments
Lucimara Rocha
É lamentável, que a esta altura, a marca tenha dado uma mancada dessas, e quanto a serem registradas/certificadas, isso é menor diante do que significa o maltrato aos animais para simplesmente “embelezar” o consumidor. Que bom não é? Não dizem que é errando que se aprende? Talvez a marca tenha “desqualificado” suas consumidoras com este lançamento, qual mulher, por mais fútil que possa ser, não se tocou que usar pele de animais para se “enfeitar” é out… Quer usar peles? Use as sintéticas, como um tributo a eles e não a deles, heloo! Deu para notar a diferença? Aí me pergunto, que profissional é esse, ou que grupo de profissionais são esses que não se tocaram que essa barbaridade ia ser um “tiro no pé”? Acordem! Pessoas que se vestem bem, gostam de qualidade, não são necessariamente “sem cérebro”, essa é uma idéia antiga e preconceituosa. Hora boa para rever conceitos, do que pode e não pode ser feito em prol da vaidade… Não foi um ataque mortal, só um tiro no pé…
Frasco
Obrigado pelo comentário Lucimara. Estou de acordo com o seu posicionamento, principalmente na parte do tributo aos animais não vestindo eles. Muitos julgam aquelas ações onde aparecem bebês ao invés de animais como muito agressiva, mas a tal ponto que chegamos, o agressivo tem que ser exposto. Muito obrigado novamente e continue visitando o blog!