As febres de poder adquirir algum produto ou serviço com mais de 50% e até mesmo às vezes 90%, estão crescendo a cada dia. Em uma palestra ocorrida em Curitiba, citaram que é possível colocar no ar um site de compra coletiva em apenas 4 dias!
Todos acham que este serviço veio para salvar nossos bolsos… inclusive eu. Em um dia desses, fiquei parado pensando qual seria o ponto fraco desses sites, por que até então, eu só via coisas positivas, como: o vendedor poderá crescer suas vendas em 200%, o cliente poderá ter comer sua comida favorita economizando 50%~90%. Foi então que comecei a identificar os pontos negativos do negócio.
Como sou fã de pizza, aproveitei a oferta do dia: “PIZZA GRANDE DE R$25 POR R$ 10”, maravilhoso né? Como a promoção é válida por 6 meses, eu pensei em deixar ele para um dia específico. Bom, aí já começa um dos erros… Quem garante que o estabelecimento estará aberto até o dia final da validade do seu voucher? Você poderá estar dando apenas dinheiro para eles, sem ter usufruído do benefício. Outro grande erro foi identificado em uma conversa com um amigo, onde ele disse ter comprado o cupom para ir a um bar. A decepção de praticamente todos do bar ter o mesmo voucher foi desagradável para todos, já que os garçons não conseguiam dar conta da demanda. Neste caso, onde se não for 100%, mas 99% são potenciais públicos para o local, irão ficar insatisfeitos e provocará uma péssima imagem para o bar e terão uma péssima recomendação.
Para este último caso, recebi o e-mail do clube urbano, informando que seria necessário fazer reserva para utilizar o cupom. Cuidados estes que a empresa deve prever, antes de oferecer o serviço. Um case que teve grande repercussão foi a da rede fast-food Vininha, onde o objetivo era aumentar a base de clientes. O número de vendas é uma das recordistas no peixe urbano, vendendo pouco mais de 5 mil cupons. Porém o gerente de marketing, Bruno Barros, teve vários transtornos e precisou administrar as críticas nas redes sociais:
Como é novidade no Brasil, as pessoas não têm a cultura de usar o cupom a longo prazo. Os três primeiros dias foram o caos. Tivemos que reenviar um e-mail para base reagendando a entrega. Também tivemos que administrar difamação nas redes sociais. Demorou uma semana para estar tudo normalizado”, Bruno Barros
Outros cuidados também são relatados em: www.IDGnow.com.br
Sugestões:
– Antes de fazer a compra, leia atentamente sobre o serviço
– Antes de usar seu voucher, ligue no estabelecimento para ver se há alguma restrição. Evitando assim dores de cabeça e perca de viagem.
– Em casos de reclamação, pode ser utilizado o site reclame aqui (www.reclameaqui.com.br)