As compras na internet estão cada vez mais frequentes. E é importante lembrar que algumas lojas estão descumprindo com seus deveres, o que irão gerar uma grande dor de cabeça para os consumidores. No último mês, o PROCON-SP multou as lojas ShopTime, Americanas e Submarino, pelo alto número de insatisfação dos consumidores.
Neste post irei citar quanto a Submarino, loja a qual já realizei uma compra e não tive problemas, mas também cansei de ver gente reclamando nas redes sociais e pelos noticiários. Acredito que o caso mais famoso é o do Playstation, o qual ao invés de vir o video game, veio uma grande pedra.
O caso que irei citar agora, não envolve a compra, mas a uma não-compra. Como assim? Pois é, a jornalista Tina Evaristo terá de pagar por uma compra que ela não realizou. Em um post no blog do Noblat, ela relata o acontecimento; ninguém melhor que ela para contar o que aconteceu. Leiam na íntegra: (Cliquem em LEIA MAIS)
“Serei roubada amanhã e quem conhece a identidade do meu agressor não a quer revelar sob a alegação de sigilo.
Ontem, por volta das 20h30, fui informada pela administradora do Mastercard (tel. 4004 0001) que foi registrada compra no meu cartão às 13h28 do dia 1 de abril, no site submarino.com.br. Informei à administradora que não reconhecia a compra, que se tratava de fraude, e pedi para cancelarem a compra. Disseram que não farão isso, que a compra será faturada e que terei que reclamar depois.
Hoje, entre 8h40 e 8h50 da manhã, conversei com a administração do site Submarino (tel. 4003 5544) e fui informada por Jonatas Queiroz que eles não farão absolutamente nada. Disseram que isso é problema do cartão. Perguntei o que foi comprado e onde será entregue. Ouvi que se trata de informação sigilosa, que não podiam repassar a terceiros informação dos clientes. (Veja o absurdo: eu que pago a conta sou considerada “terceiros”). Isso foi o que mais me chocou.
Disse que a compra seria faturada no meu cartão, como pagante, teria direito a saber o que foi comprado e por quem. Disseram que o cadastro dos clientes é sigiloso. Como pode existir um sistema que protege bandidos, que permite a alguém comprar com o seu cartão e quem paga não tem direito a saber quem comprou, o que comprou e onde será entregue? Que tipo de negócio é esse?
Procurei a 1ª DP hoje de manhã, às 10h. Não foi registrado BO porque o crime ainda não ocorreu. Minha intenção era exatamente evitar o crime, que só vai ocorrer amanhã, quando a compra for faturada e eu passar a ter uma dívida com a Submarino.com.br.
Liguei novamente para a Submarino às 13h30. Falei com Luana Oliveira, pedi para falar com a supervisora. Luana disse que ela não poderia atender. Perguntei o nome da supervisora, Luana disse que era Luciene, perguntei o sobrenome, Luana disse que se tratava de informação sigilosa e que não iria informar. Como insisti em ser ouvida por alguém da direção, Luana disse que iria transferir a ligação, me deixou esperando oito minutos e, em seguida, desligou.
Novamente, às 15h, tentei ser ouvida pela Submarino via atendimento online (chat). Fui recepcionada por Claudia Maria, que saiu do chat e meu deixou falando sozinha logo que a confrontei com a realidade de que eles estão negando informações a quem vai pagar a conta.
Liguei também para o Procon, que também disse que nada poderá fazer!
Tina Evaristo é jornalista há 16 anos e mora em Brasília”
Agora ficam algumas dúvidas:
1) como a operadora de cartão de crédito não pode cancelar uma compra? Se ela liga para informar que está sendo realizada uma compra, ela pode sim efetuar o cancelamento.
2) Como o submarino não pode contar sobre o que foi comprado e para onde será enviado? A empresa poderia tranquilamente pedir algumas informações, como RG, CPF, para constatar o cadastro.
3) Eu não recebo nenhuma ligação quando utilizo meu cartão de crédito, então pense quantas pessoas acabam pagando suas contas, sem ao menos verificar.
4) Se ela não sabe o que foi comprado, muito menos o valor da fatura. Se ela não pagar a fatura, ela entrará no crédito retroativo, e até provar que aquela conta não é dela, combinar com o Submarino e com a operadora de cartão de crédito, vai dar uma grande dor de cabeça.
Acredito que a melhor a se fazer, é tentar fugir destas lojas citadas no início do post. Cancelem seus cadastros para que problemas assim não ocorram.
Em breve escreverei um novo post sobre a ShopTime, já que minha mãe enfrenta um problema com eles.
One Comment
Paulo Vieira
Rafael, sua argumentação pode até ser boa, mas se esqueçe do principla. Não se trata aqui de discorrer sobre aspectos jurídicos, mas no respeito de uma empresa ao consumidor/cliente. A responsabilidade, no caso, é da administradora. Mas o despreparo da Submarino no atendimento é patente. Não por acaso, a empresa nesse período continuou apresentando fortes perdas no mercado.
Eu sou economista e acionista da Submarino. Por isso faço a análise pelo lado de como se tratar o negócio. A Submarino é uma empresa que registra fortes prejuízos e caminha para a falência. O motivo foi ter crescido rápido demias sem se preparar adeaquadamente. O fato descrito ilustra muito bem o problema. É triste, mas a maior punição que a Submarino vai receber não é a da justiça ou do Procon, mas do mercado. Vocçe pode escrever um livro dando bons argumentos a favor da Submarino, mas se esqueçe do principal.