Infelizmente todos os dias temos histórias de furtos e roubos nas notícias e nas conversas entre amigos. Isso quando não somos nós as vítimas destas notícias. Além de ter que registrar tudo na delegacia, temos que pedir novos documentos e tempo para recuperar valores para ter novos pertences.
Pegar uma segunda via dos documentos já é possível fazer pela internet; recuperar novos pertences será o de menos, sim, sua vida vale mais que isso; agora o registro que você fez na delegacia, este só os policiais e seus conhecidos terão acesso. Mas porque não contar para todos, inclusive aos desconhecidos para ficarem prevenidos?
O projeto de estudantes baianos é de mapear todos os tipos de crimes como: furto, assalto coletivo, arrombamento veicular, roubo de veículo, saidinha de banco, assalto à mão armada, sequestro relâmpago, arrombamento de loja comercial e domiciliar. Isso tudo para que mais pessoas saibam e tenham mais atenção quanto as suas rotinas e como está a situação nas ruas perto de suas casas.
A ferramenta já está disponíveis para várias capitais e cidades do interior e já serve como um alerta para a prefeitura e segurança destas cidades para saber o que vem ocorrendo e crimes que, por vezes, não são realizados os boletins de ocorrência.
Quem for realizar uma queixa fará de forma anônima, detalhando as ruas, horário e o tipo de crime sofreu. Caso seja levado algum pertence, você poderá dizer quais foram e o prejuízo estimado. Por fim, você terá um espaço para contar como tudo aconteceu.
Conheça o site Onde Fui Roubado
É necessário lembrar que o site tem fins informativos, não registre a ocorrência pensando que irão pegar o meliante ou o grupo. Para isso, SEMPRE faça um boletim de ocorrência, este continua sendo o melhor meio da polícia estar por dentro da situação e proteger a sociedade.
Acho que ainda faltou a opção de ESTUPRO dentre os crimes, uma vez que estes criminosos possuem uma linha de ação muito similar em vários casos. O fato do site ter apenas registros de anônimos vai deixar também muitos questionamentos sobre a vericidade. Creio que efetuar um login e não divulgar, seria a medida mais cabível, e que futuramente possa ser feito algum tipo de rastreio por conta de depoimentos falsos.
Por fim, acho que esta ferramenta será muito útil para que façamos o acompanhamento de crimes ocorridos pela mesma pessoa, através da abordagem, objetos levados e suas consequências.
O que você achou? Concorda/discorda do post? Deixe seu comentário logo abaixo.